sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

"Vitrines Gastronômicas"

Por Helena Vitória


Além do cardápio variado, os restaurantes capricham no requinte e praticidade dos ambientes para atraírem e preservarem o cliente. Com a concorrência acirrada neste setor, não basta apenas uma saborosa culinária: os aplausos só virão se as delícias oferecidas forem levadas à mesa muito bem arrumadinhas, em um local bem atraente. Para dar esse look excitante à comida, os restaurantes inovam seus espaços com o que há de melhor na culinária capixaba, transformando seus restaurantes em verdadeiras vitrines gastronômicas.

Na Praia do Canto, com um espaço bem charmoso e um cardápio variado, servindo desde comida japonesa, massa italiana, até os pratos mais triviais, está o Deboni’s, restaurante localizado na Rua Desembargador Sampaio. Segundo a família Deboni’s, o objetivo da rede é proporcionar ao cliente uma alimentação saudável num ambiente agradável. Funciona de segunda a segunda para almoço. Aceita-se cartões. Telefone: 8129-0233

Percorrendo a Praia do Suá, encontramos, no coração do bairro e no paladar dos moradores, o tradicional Restaurante São Pedro, na Rua Ferreira Coelho, nº 98, inaugurado na década de 50 e especializado em frutos do mar. Além das várias interpretações de moqueca, um dos predicados da casa é o recanto natural de paisagismo que mais parece uma reserva ecológica, proporcionando aos clientes a sensação de estarem ao ar livre. Funciona de segunda a segunda e feriados com almoço. De terça a sexta-feira, almoço e jantar. Aceita-se cartões. Telefone: 3227-0470.

Em Bento Ferreira, com localização privilegiada, está o Labaredas Restaurante self service, na Rua Engenheiro Fábio Ruschi, nº 93. Sobre um fogão à lenha, diferentes opções em carnes, legumes, massas, strogonoff, feijão tropeiro, feijoada e o tradicional ovinho frito, entre outros itens, são servidos diariamente. E para aqueles que não querem cair em tentação, lá está o balcão das saladas. Apesar de não ficar situado nas montanhas nem no campo, o fogão à lenha mescla com esse cardápio um saboroso churrasco, dando o tom bucólico ao local, que é totalmente climatizado. Não há um chefe de cozinha assinando os pratos. Há um responsável pela culinária, sob a orientação dos dois sócios Waldemar Nelson Hernandez Bartolini e Rogério Simões Araújo. Seu funcionamento é de segunda a sábado somente para almoço. Aos sábados e feriados, uma das opções são frutos do mar. Aceita-se cartões. Telefone: 3345-3934/3345-3478.



Um dos sócios, o Waldemar, é de nacionalidade uruguaia e, em seu país o churrasco é tradição. Daí, o carro chefe do cardápio do Labaredas, é o churrasco! Na churrasqueira aprecia-se e degusta-se os cortes caprichados, como o medalhão, filé ao alho, alcatra, picanha e outras iguarias da carne. Com essa referência o restaurante completou 11 anos de existência no dia 9 de agosto, sempre exercendo a “política da boa vizinhança”, como no dito popular.


Com essas diversidades de cardápios, percebe-se que a grande reviravolta mundial no universo gourmet se deu com a quebra de fronteiras entre os países, quando, tanto nos negócios quanto nos prazeres da culinária, os gostos foram globalizados. Com isso, quem ganha são os capixabas, pois o paladar não poderia ficar de fora.


Imagem: http://cazombando.blogspot.com/2011_07_01_archive.html

3 comentários:

Thézinha disse...

Deu água na boca...e um vazio no estÔmago: que vontade!!

Thézinha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
delícia disse...

Delicia de pratos, delícia de texto e delicia de informações. Da-lhe, Helena!