quarta-feira, 7 de maio de 2008

Eleições 2008

Por Helena Luiz

As eleições estão às portas e o processo eleitoral já começou. Este ano os capixabas vão às urnas escolher seus representantes para o Executivo e o Legislativo de seu município. Com isto, cresce o corre-corre por parte dos candidatos na busca por agradar aos eleitores. Sabe-se que um processo eleitoral envolve toda uma sociedade para que veja, ouça e fique atenta às muitas propostas que estão sendo apresentadas e se informe antes de votar no dia 5 de outubro.
Um dos partidos que quer ganhar mais espaço na disputa eleitoral deste ano é o Partido dos Trabalhadores (PT), que está na administração do Executivo em Vitória. O vice-presidente da legenda, José Carlos Ferreira, conhecido como Zé Carlinho, acredita que a reeleição do prefeito João Coser (PT) será a continuação dos trabalhos que já vêm sendo desenvolvidos em toda a cidade na sua gestão.
Para somar a este processo, eles querem duplicar a bancada de vereadores em toda a Grande Vitória. O PT tem candidatos a prefeitura de Vila Velha, Cariacica e Viana e ficará fora da disputa eleitoral apenas na Serra. Nos três municípios onde o PT concorrer, os candidatos estão com boa aceitação por parte dos eleitores de acordo com o vice-presidente da legenda. Sobre as coligações partidárias, Ferreira disse que nada ainda está definido. Sabe-se apenas que não está descartada uma coligação para cargos proporcionais, do qual sairá também o vice-prefeito.
Transparência
O Partido Popular Socialista (PPS), vem fazendo frente à reeleição do atual prefeito da capital e aposta na candidatura do seu presidente regional, o vereador Luciano Rezende que já foi secretário das pastas de Educação e de Saúde e acumula longa experiência no legislativo. O presidente do Diretório Municipal do PPS, Eduardo Gava, disse que o partido vai lançar pelo menos três candidatos a prefeito na Grande Vitória. A intenção do partido é eleger dois vereadores em cada município da Região Metropolitna. Em Vitória, um dos nomes nomes que aparece na legenda para a Câmara como pré-candidato a vereador é o de Fabrício Gandini, mestre em gestão de cidades, que nas eleições de 2004, obteve mais de 2,4 mil votos.
O discurso que o PPS vai adotar para tentar conseguir votos é o de ser "um partido decente e convictos de que a militância é responsabilidade, transparência e um mínimo de embasamento para se administrar com responsabilidades".
Do outro lado da esfera política, Rafael Cláudio Simões, da ONG Transparência Capixaba (que existe desde novembro de 2001), acredita que a situação política do Estado do Espírito Santo e de seus municípios é bem melhor hoje, que alguns anos atrás. Mas há muito ainda o que avançar em políticas estratégicas. “Precisa ser ampliado a transparência e o controle social sobre todos os poderes e órgãos”.

2 comentários:

JOANNES LEMOS disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
JOANNES LEMOS disse...

Oi Helena. Finalmente passo por aqui. Parabéns pelo blog.
Gostei do pensamento positivo. Um dia vc vai chegar na Record. Se Deus quiser. E Ele há de querer.
Abraços!