segunda-feira, 28 de abril de 2008

“Cada doido com sua mania”


Por Helena Luiz e Maraíza Silva
(foto: Cláudio Rossi - revista Veja)

Um Colecionador da TV Brasileira

Consultor da Rede Globo, o pesquisador Mauro Alencar transformou seu hobby em uma profissão

“Cada doido com sua mania”, diz um velho ditado. Uma mania nem sempre é algo ruim. Pode ser o primeiro passo para a escolha da profissão. Foi o que aconteceu com o paulistano Mauro Correa Lima (mais conhecido como Mauro Alencar), 45, formado em jornalismo pela Fundação Armando Alvares de Azevedo (FAAP), em São Paulo. Ele começou a colecionar aos 5 anos e não parou mais. Curiosamente, reuniu um vasto arquivo do universo da TV e telenovelas capaz de provocar inveja a qualquer "louco" pelo tema. Tornou-se um estudioso de ficção televisiva (minisséries e novelas) e gasta horas de seu tempo assistindo os folhetins. Foi considerado pela revista Veja como: “O maior especialista em novelas do Brasil”.
Concluiu doutorado em telenovelas pela USP e é autor do livro “A Hollywood Brasileira – Panorama da Telenovela no Brasil” (2002) e do romance “Selva de Pedra”, de Janete Clair (2007). Em 1990, foi convidado pelo diretor do Vídeo Show, Cacá Silveira para compor o quadro de profissionais do programa. Hoje, atua como consultor e professor nas oficinas de atores da Rede Globo.

Mauro Alencar
Consultor e Pesquisador - Rede Globo
Doutor em Teledramaturgia Brasileira e Latino-Americana - USP
Membro da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) e Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comuniación (ALAIC)
Autor dos livros "A Hollywood Brasileira - Panorama da Telenovela no Brasil" e "Selva de Pedra" (adaptação da novela de Janete Clair)






1 comentários:

Regina de Jesus disse...

Helena, muito interessante!!! Realmente, pode ser que tenhamos alguma mania, mas nunca nos demos conta disso! Taí um convite, ou quem sabe um desafio, para cada um de nós... rsrsrs
Regina de Jesus